PORTUGAL FASHION VIBE – Fall/ Winter 13/14 Exclusive
A 32.ª edição do Portugal Fashion prometeu e vibrou na Alfândega do Porto. De regresso à Invicta nos dias 21 a 23 de Março, o evento de moda vestiu, nesta edição, o tema “Vibe”.
Pela terceira edição consecutiva, o Portugal Fashion arrancou em Lisboa, no dia 20 de março, com a apresentação das coleções dos estilistas Alves/Gonçalves e Fátima Lopes.
Fátima Lopes voltou, 20 anos depois, ao lugar onde tudo começou: o Convento do Beato. No final do desfile, que encerrou o primeiro dia do 32º Portugal Fashion Vibe, em Lisboa, uma das clientes mais antigas aparece com um saia e casaco das primeiras colecções, objecto raro nos tempos que correm – pois a criadora já não tem quase peças antigas.
Ainda na capital, cinco novos designers tiveram a oportunidade de apresentar as suas coleções no Espaço Bloom. Desde outubro de 2010 que este espaço dá oportunidade a novos criadores de se revelarem perante o público e de apresentarem as suas coleções.
O evento que celebra a moda em Portugal regressou à cidade do Porto nos dias 21/22 e 23 de Março. Durante esta edição, as primeiras tendências para a próxima época outono/inverno desfilaram nas “passerelles” da Alfândega do Porto, a obrigação primordial da moda foi cumprida no evento que tinha como tema Vibe! O espírito do norte foi o que mais se fez sentir num evento que dispensa extravagâncias e que destaca pela simplicidade elegante.
Katty Ximoara que inaugurou o Portugal Fashion com novas interpretações da arte urbana aliada à decoração do património, Júlio Torcato, Anabela Baldaque com a colecção “… E fez-se luz…”, coordenados através dos quais a estilista quis transmitir uma obsessão assumida por cores e texturas sempre divertidas.
Luis Buchinho apresentou a linha Knitwear conquistando o Portugal Fashion ao revelar-se uma coleção coesa mas muito versátil e dirigida à mulher contemporânea e cosmopolita. Com um design inspirado essencialmente nos anos 70, as malhas mostraram uma execução brilhante, onde o estilo varia entre o clássico e o trendy. A fluidez das peças fez desta coleção perfeita para o dia-a-dia e dirigida a todos os gostos.
Felipe Oliveira Baptista o diretor criativo da Lacoste apresentou a coleção “INQUIETUDE”, Numa coleção inspirada na década de 70 – em particular na Revolução de Abril -, o designer portuense explorou o conceito de “Identidade”.
O resultado foram silhuetas fortes e afirmativas, que recebem atributos do vestuário mais masculino. Também ele adotou cores sóbrias como base para a coleção, mas quebrou a ordem com rasgos de vermelho, alusivos à Revolução dos Cravos.
Diogo Miranda apresentou um binómio na sua coleção ao misturar o feminino com o masculino, bem visível nas peças oversized. Assim, a mulher tanto é representada como figura com uma grande diversidade de formas como é apresentada de forma mais descontraída. Os casacos oversized transmitem a ideia de descontração e liberdade, parecendo, por vezes, que a mulher usa o casaco do namorado em vez do seu. Em termos de cor, é dado destaque ao preto, branco champanhe, azul marinho, azul céu,bordeaux e verde petróleo. De acordo com Diogo Miranda, a coleção vai servir bastante bem as exigências dos mais jovens. No entanto, admite a imtemporalidade geracional das criações, que tanto podem ser usadas por “jovens de 20, 29 anos, como por senhoras de 50, por exemplo”. A inspiração proveio do universo bidimensional feminino que foge ao standard do clássico estilo “girly girl”, o que atrai clientes e admiradoras de todas as idades.
Miguel Vieira que apresentou as suas propostas no penúltimo dia do evento, sexta-feira, voltou a apresentar uma coleção em que a mulher apresenta uma personalidade forte, sedutora, carismática e feminina, enquanto que o homem assume-se como uma personagem enigmática e elegante – volta às suas origens, dedica a sua colecção à mulher e a “todos os seus atributos” e preenche-a com o preto e o branco, a sua imagem de marca, Na semana em que apresenta a colecção Outono/Inverno 2013/2014 na 32.ª do Portugal Fashion, no Porto, Miguel Vieira celebra as bodas de prata de uma carreira resultante de “muita disciplina e sacrifício”, cuja marca se cruza com história da moda portuguesa. Destacaram-se entre os nomes conhecidos que apresentaram as suas coleções para a próxima estação outono/inverno, dez novos criadores que apresentaram as suas coleções durante os dois últimos dias no espaço Bloom.
No sábado, o Portugal Fashion encerrou com a apresentação da coleção de calçado e acessórios de Luís Onofre.
A IN VOGUE LIFESTYLE, ESTEVE PRESENTE NA 32ª EDIÇÃO DO PORTUGAL FASHION E REGISTOU ALGUNS DOS MOMENTOS JUNTO DOS ESTILISTAS, MODELOS, MAQILHADORES, CABELEIREIROS, DE TODA UMA EQUIPA QUE MUITO CONTRIBUIU PARA MAIS UM SUCESSO DO PORTUGAL FASHION!
Exclusivo In Vogue Lifestyle.com/Paulo Pontes
Colaboração: Pedro Lopes Face Models