EXTREME SAILING SERIES 2013 PORTO
O Extreme Sailing Series é um dos quatro eventos no mundo que detém a distinção de “Special Event Status” concedida pelo ISAF.
Apesar de ser reconhecido como um dos desportos com maior participação no mundo, a corrida de veleiro sempre se esforçou para efetivamente se posicionar como um desporto de espectador. No entanto, cinco anos atrás, ambas as questões, saindo da janela com o advento da Série Vela Extreme mudaram o conceito deste formato – um formato inovador e intransigente projetado para redefinir o conceito de vela como um desporto de espectador.O Extreme Sailing Series , é conhecido a nível mundial como uma das mais prestigiadas provas do género e reúne a nata dos velejadores mundiais, principalmente pela sua capacidade de executar corrida a poucos metros da costa , garantindo aos espectadores uma visão privilegiada da acão rápida e furiosa.
Etapa portuguesa vai decorrer entre 25 e 28 de julho no rio Douro. E a novidade deste ano é a participação da ROFF Cascais Sailing Team.
Pela primeira vez em sete edições há uma equipa portuguesa a competir numa etapa das Extreme Sailing Series. A ROFF Cascais Sailing Team é uma jovem equipa comandada por António Mello que recebeu um wild-card (convite) para esta etapa em Portugal e foi também seleccionada para a RedBullYouthAmerica”s Cup. Da equipa fazem também parte Bernardo Freitas, João Mello, Ricardo Schedel e João Matos Rosa.
Este evento reúne alguns dos melhores profissionais de vela e é já considerado um dos mais espetaculares dentro da modalidade, uma vez que consegue criar regatas curtas em recinto de “estádio” no interior das cidades por onde passa.
A etapa do Porto bateu recordes de assistência da competição em 2012 e é encarada como “uma das que proporcionam melhor ambiente tanto para os tripulantes das embarcações dentro de água como para os espetadores”, refere o norte-americano Morgan Larson, skipper do catamarã dos suíços do Alinghi, equipa que lidera a geral após quatro eventos.
Os Extreme Sailing Series centram a sua acção nos continentes Europeus, Asiáticos e Americano, mais propriamente nas cidades de Muscat – Omã, Singapore, Qingdao – China, Porto – Portugal, Cardiff – País de Gales, Nice – França e Rio de Janeiro – Brasil.
Em competição estão oito equipas internacionais – Alinghi, GAC Pindar, Realteam, Red BullSailingTeam, SAP Extreme Sailing Team, The Wave Muscat, Team Tilt e a portuguesa Roff Cascais Sailing Team- em catamarãs de 13 metros, que colocarão as cidades de Porto e Gaia no mapa mundial da vela.
DN Desporto
Programa Oficial Act 5, Porto
Quinta-feira, 25 de Julho (Media Day)
11h00-14h00 – Extreme 40: regata no mar
15h00-16h00 – Conferência de Imprensa com os skippers
Sexta-feira, 26 de Julho
15h00-18h00 – Extreme 40: regatas no rio Douro
Sábado, 27 de Julho
12h30-14h30 – demonstração de Windsurf no rio – NeilPryde
15h00-18h00 – Extreme 40: regatas no rio Douro
18h00-19h00 – regata de Windsurf – NeilPryde
Domingo, 28 de Julho
12h30-14h30 – demonstração de Windsurf no rio – NeilPryde
15h00-18h00 – Extreme 40: regatas no rio Douro
18h00-19h00 – regata de Windsurf – NeilPryde
19h00-20h00 – Entrega de Prémios
* O horários e provas podem ainda sofrer alterações
www.cabodemar.com/
WWW.INVOGUELIFESTYLE.COM