As ondas gigantes que a Nazaré ofereceu a Garrett McNamara/Janeiro – 2013

On Janeiro 31, 2013 by in vogue

mac

Investigadores da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa, revelam que a onda gigante que colocou os olhos do mundo sobre a Nazaré, a 28 de janeiro, surfada por Garrett McNamara, media 34 metros, o que constitui um recorde, com mais três metros do que a onda gigante de 2011, que se ficou pelos 31 metros. Peritos dos EUA procedem a estudos, para determinar a dimensão da onda, recorrendo ao mesmo programa informático e usando como referência a prancha do surfista sendo que a prancha de McNamara é de novo o ponto de referência. O surfista Garrett McNamara aguarda a decisão dos peritos norte-americanos para saber se bateu ou não o próprio recorde, a confirmar-se, o surfista norte-americano entra mais uma vez para o livro do Guiness, só depois é que o livro dos recordes do Guiness poderá incluir de novo o nome de McNamara como o surfista que desafiou a maior onda do mundo. Peritos norte-americanos estão a avaliar a dimensão da onda, vão medir a altura a partir da imagem captada no momento, trabalho cujo resultado ainda não é conhecido.

Entretanto, a imagem captada pelo fotógrafo portuense, Antonio Manuel Silva, continua a correr mundo.O portuense mais conhecido por Tó Mané anda, de novo, nas bocas do mundo e tudo por ter captado “o momento mágico” em que Garrett McNamara surfou uma onda gigante. A foto tornou-se viral na Internet e, esta quarta-feira, saiu na capa do jornal britânico The Times, publicação histórica editada em Londres e que é publicada diariamente desde 1785.

Mcnamara_To-Mane_DR

A Praia do Norte gera ondas desta dimensão devido ao canhão da Nazaré, é um desfiladeiro submarino de origem tectônica situado ao largo da costa de Nazaré,Portugal uma formação geológica rara, que consiste num desfiladeiro submerso de 200 quilómetros que termina a mais de 5 quilómetros de profundidade. É aí que são geradas as ondas, consideradas únicas para a prática mais radical do surf. Mesmo já tendo surfado ondas grandes em vários pontos do Mundo e de reconhecer na Nazaré algumas semelhanças com mares do México e do Havai, McNamara considera a Praia do Norte “um lugar único no mundo, onde as ondas têm muita personalidade e são especiais.

68363_541461479213966_1703349788_n

Foto credito Garrett McNamara

Alastair Mennie, surfista que acompanhou McNamara, relatou a onda ao jornal inglês The Guardian.

 “Cotty e eu surfámos duas grandes ondas de cerca de 60 pés (18,28 metros) e, depois, quando Garrett estava pronto, veio uma onda de mais de 90 pés (mais de 27,43 metros). O jet ski foi o melhor lugar para o ver surfar a maior onda que já vi. Foi incrível. A maioria das pessoas ficaria assustada, mas Garrett estava no controlo de tudo na parte crítica da onda”.

Até ao final da semana, Garrett McNamara promete voltar à água todos os dias na busca da onda de cem pés.

“Foi um passeio inspirador de um surfista inspirado” – In Vogue Lifestyle

 

 

Comments are closed.

Read previous post:
Restaurante Vila Joya passa por Sintra

                                                Restaurante Vila Joya    Vila Joya chega a  si em Sintra, de 13 Dezembro até 14 de Fevereiro, o...

Close